Sauna frequente ajuda a evitar a hipertensão arterialNotícias de Saúde

Domingo, 08 de Outubro de 2017 | 5 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

Uma equipa de investigadores concluiu que a ida frequente a banhos de sauna ajuda a controlar o risco de hipertensão arterial. 
 
A conclusão foi o resultado de um estudo de coorte de longa duração com um grupo populacional, conduzido pela Universidade da Finlândia Oriental, Finlândia, em que foi apurado que o risco de hipertensão arterial poderá ser reduzido até cerca de 50% com os banhos de sauna.
 
O grupo de investigadores tinha demonstrado anteriormente que a ida com frequência à sauna fazia reduzir a morte súbita cardíaca, bem como a mortalidade cardiovascular e por todas as causas.
 
O estudo, denominado Estudo dos Fatores de Risco da Doença Cardíaca Isquémica de Kuopio, contou com a participação de 1.621 homens de meia-idade residentes na parte oriental da Finlândia. A tensão arterial dos participantes era no início do estudo igual ou inferior a 140/90 mmHg, ou seja, sem presença de tensão arterial elevada ou hipertensão.  
 
Os participantes foram divididos em três grupos diferentes, segundo a frequência dos mesmos de ida à sauna: uma vez por semana, duas a três vezes por semana e quatro a sete vezes por semana. Os homens foram seguidos durante cerca de 22 anos.
 
15,5% dos homens desenvolveram hipertensão arterial, definida clinicamente, durante o período de monitorização. 
 
Os investigadores apuraram que os homens que frequentavam a sauna duas a três vezes por semana apresentavam um risco 24% menor de hipertensão, uma percentagem que subiu para 46% nos participantes que iam à sauna entre quatro a sete vezes por semana.  
 
São vários os mecanismos biológicos subjacentes aos benefícios para a tensão arterial oferecidos pela sauna. Durante o banho de sauna, a temperatura corporal poderá aumentar até 2º C, provocando a vasodilatação dos vasos sanguíneos. 
 
A ida à sauna com regularidade faz melhorar a função endotelial, ou seja, da camada interna dos vasos sanguíneos, produzindo um efeito benéfico sobre a tensão arterial sistémica.
 
Por sua vez, suar faz remover fluídos do corpo, o que contribui para diminuir a pressão arterial. Finalmente, a sauna pode também fazer diminuir a tensão arterial devido ao relaxamento do corpo e mente que promove.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “American Journal of Hypertension”

Info-Saúde Relacionados