Sauna e hot yoga podem promover uma vida mais longaNotícias de Saúde

Domingo, 26 de Fevereiro de 2017 | 35 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

E não é propriamente pelo calor, é mais pelo leve stress que estas experiências podem provocar.

Situações de stresse leve, como fazer uma sessão de sauna ou uma aula de hot yoga, podem contribuir para uma vida mais longa e um menor risco de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Esta é a conclusão de um estudo do Instituto Sanford Burnham Prebys Medical Discovery, nos Estados Unidos, publicado recentemente na revista científica Nature Communications.

Este estudo foi feito com um tipo de verme que tem estruturas semelhantes às dos seres humanos. Os investigadores colocaram os bichinhos incubados a 36ºC por uma hora e no final da experiência perceberam que esta experiência fez com que os índices de autofagia aumentassem – um processo em que as células reciclam as partes velhas, danificadas ou desnecessárias de forma a conseguirem viver mais e trabalhar melhor.

Esta ocorrência, segundo reporta a revista Saúde, refletiu-se num maior tempo de vidas dos micro-organismos.

Os investigadores verificaram ainda que este tipo de stress leve melhorou a capacidade de estes organismos lidarem com a acumulação de proteínas – processo que se intensifica com o avançar da idade e que está ligado a doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson ou doença de Huntington.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho