Saúde: Pacemaker inovador funciona sem bateriaNotícias de Saúde

Quarta, 03 de Setembro de 2014 | 114 Visualizações

Fonte de imagem: Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC)

( Foto 1: O dispositivo de colheita de energia é suturada diretamente sobre o miocárdio )

O inovador dispositivo obtém energia a partir de movimentos cardíacos pelo que não precisa de bateria elétrica. O novo aparelho cardíaco foi apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), no passado domingo. 

Adrian Zurbuchen, especialista em cardiologia, inspirou-se no mecanismo dos relógios automáticos e desenvolveu um método no qual o aparelho aproveita o batimento cardíaco como fonte de alimentação.
 
Em comunicado da ESC, Zurbuchen explica que "as pilhas são um fator condicionante nos implantes médicos de hoje. Quando chegam a um nível crítico de bateria, os médicos veem-se forçados a substituir o aparelho, que funciona na perfeição, através de uma intervenção cirúrgica".

O especialista refere ainda que estas intervenções "aumentam os custos e o risco de complicações nos pacientes".
 
O mecanismo utilizado no novo 'pacemaker' provém de um relógio disponível em qualquer loja. A equipa concebeu uma caixa presa através de argolas metálicas e que se sutura diretamente no coração, na zona do miocárdio.

Tal como num relógio de pulso, a aceleração do movimento faz com que se crie energia suficiente para manter o 'pacemaker' ativo. 

O sistema funciona em três fases. Na primeira, o 'pacemaker' obtém energia diretamente do coração. A energia é depois armazenada numa pequena bateria. Na fase final, a energia armazenada é usada pelo pacemaker que vai emitindo estímulos para o coração. 

Na experiência feita em suínos, o 'pacemaker' sem bateria conseguiu atingir 130 batimentos por minuto. 

Clique AQUI para aceder ao comunicado de imprensa (em inglês).

Partilhar esta notícia
Referência
Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC)

Notícias Relacionadas