Saúde ADSE recebe 68 novos pedidos de convecção na área da medicina dentáriaNotícias de Saúde

Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 | 51 Visualizações

Fonte de imagem: Reader's Digest

Atualmente existem 467 clínicas de medicina dentária com convenção com a ADSE, num total de 1801 médicos dentistas. E de acordo com o presidente do subsistema de saúde da função pública, Carlos Liberato Baptista, existem 68 novos pedidos para a área da medicina dentária a aguardar a aprovação.

Segundo Liberato Baptista, estes pedidos “aguardam a introdução do novo sistema de faturação desmaterializada bem como a introdução de novas regras da tabela”, que têm sido alvo de algumas críticas por parte da classe médico-dentária.

Para Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, a nova proposta de tabela da ADSE “é mais do mesmo à custa dos profissionais de saúde, afetando os utentes da ADSE. Há um conjunto de situações que estão a limitar os utentes da ADSE a aceder a tratamentos de qualidade, quer ao nível das incompatibilidades entre tratamentos, quer ao nível dos preços propostos nos atos de medicina dentária.”

Já o Conselho Geral e de Supervisão considera que a rede de médicos dentistas é insuficiente e recomendou recentemente que seja futuramente ponderada “uma revisão [das tabelas] tendo em vista assegurar maior cobertura de serviços por parte da ADSE”.

As novas tabelas da ADESE estão a ser negociadas com os prestadores de serviços de saúde privados e deverão entrar em vigor já em abril, de acordo com o Conselho Geral e de Supervisão.

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada tem também sido bastante crítica em relação às novas tabelas da ADSE, que considera representarem “perdas incomportáveis” para os privados e pôr em causa o acesso dos beneficiários aos cuidados de saúde.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas