Salmão inibe e previne cancro da próstataNotícias de Saúde

Sábado, 21 de Março de 2015 | 53 Visualizações

Uma investigação da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, acaba de demonstrar que o salmão inibe o crescimento de tumores na próstata. A equipa descobriu ainda que o ómega-3, um conjunto de ácidos gordos presentes neste peixe, ajuda a prevenir inflamações e diabetes.

Na pesquisa, realizada com culturas de células da próstata, descobriu-se que estes ácidos gordos ligam-se a um receptor denominado FFA4, que inibe o crescimento de tumores.

Working with prostate cell cultures, Meier and two students, Ze Liu and Mandi Hopkins, found the fatty acids bind to a receptor called FFA4, for "free fatty acid receptor 4." Rather than stimulating cancer cells, the receptor acts as a signal to inhibit growth factors, suppressing proliferation of the cancer cells.
 
"Esta descoberta pode ajudar-nos a encontrar o melhor tratamento ou até mesmo uma maneira de prevenir o cancro", explica Kathryn Meier, uma das responsáveis pelo estudo, citada pelo comunicado da universidade.

A equipa conseguiu provar ainda que há medicamentos que conseguem reproduzir o efeito dos ácidos gordos no combate ao cancro, um dado importante para os vegetarianos ou para pessoas que não gostam de peixe.

Contudo, os investigadores ainda não conseguiram provar se suplementos alimentares, como o óleo de peixe, conseguem também ter estes efeitos.

As conclusões da Universidade de Washington foram publicadas esta semana no Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics.

Partilhar esta notícia
Referência
Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados