Saiba quando a diarreia é motivo de preocupaçãoNotícias de Saúde

Segunda, 07 de Novembro de 2016 | 4815 Visualizações

Fonte de imagem: Dicas sobre saúde

Alterações na rotina intestinal podem merecer a sua atenção e até a atenção de um médico.

Larry Good, gastroenterologista, destaca que toda a gente defeca e que cada um defeca ou tem fezes diferentes.

À revista Prevention conta que algumas pessoas tendem a ter fezes aquosas e que isso pode não ter qualquer problema. Então quando é que a diarreia deve ser motivo de preocupação?

O especialista destaca que a chave é prestar atenção ao que é normal para si. Ou seja, deve estar atento à sua rotina intestinal para poder notar se há algo de diferente e se essa diferença for muito grande, repentina e duradoura, deve falar com o seu médico de família.

Se de repente começa a ter diarreia – quando as suas fezes sempre foram sólidas – e esta não passa em poucos dias é tempo de falar com o seu médico.

O instituto nacional norte-americano da Diabetes e das Doenças Digestivas e Renaissugere que os adultos que têm diarreia mais de dois dias seguidos devem procurar ajuda médica. E se tiver febre ou notar sangue ou pus nas fezes quererá contactar um médico ainda mais cedo.

No que toca às causas, a diarreia pode dever-se a uma infeção viral ou bacteriana, a uma intolerância ou alergia alimentar que desenvolveu recentemente, a uma condição crónica chamada síndrome do intestino irritável ou pode ser um efeito secundário de uma medicação que esteja a tomar.

Mas se os problemas intestinais forem acompanhados por outros sintomas como perda de peso, anemia ou dor forte, pode ser algo grave, como cancro do cólon.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Info-Saúde Relacionados