Saiba por que se deve descalçar ao entrar em casaNotícias de Saúde

Terça, 14 de Julho de 2015 | 312 Visualizações

Fonte de imagem: Mercadodeajudas

Descalçar-se à entrada de casa é um dos costumes asiáticos mais conhecidos internacionalmente que há anos se tem espalhado por países como Noruega, Suécia ou Canadá.

Mas, além de ser mais cómodo, manter os pés frescos e ajudar a conservar o seu chão de madeira, descalçar-se ao entrar em casa pode mesmo salvar-lhe a vida. Uma vez que o que os seus sapatos trazem da rua pode ser mortal, alerta o El Confidencial.

“Não é para alarmar”, adverte Susan Yara na publicação Glamour, mas “há uma doença que se encontra na sola dos seus sapatos e que pode ser mortal”. De acordo com um estudo recentemente publicado no New England Journal of Medicine, cerca de meio milhão de pessoas está infetada com uma bactéria chamada Clostridium difficile, responsável por doenças gastrointestinais.

A toxina produzida por esta bactéria, em alguns casos, provoca diarreia aquosa e, se não for tratada a tempo, pode gerar uma inflamação do colon que poem a vida em risco.

Segundo o estudo, pelo menos 35% dos doentes que acabam no hospital devido a esta bactéria ter-se-ão contaminado em coisas tão comuns como a sola dos sapatos.

Os autores do estudo, Daniel A. Leffler e Thomas Lamont, acreditam que é provável que esta bactéria se aloje na sola dos sapatos através das fezes (ou vestígios destas) que se podem pisar na rua. Podem até ser fezes de pássaros, cujas propriedades podem sobreviver durantes meses.

A prevenção é fácil: Tirar os sapatos à porta e não os usar dentro de casa. Coloque chinelos à entrada e peça aos seus convidados para também tirarem os sapatos à entrada. Lavar as solas dos sapatos de vez em quando também ajuda e se tem animais de estimação que leva à rua, lave-lhes as patas antes de os deixar entrar em casa.

Partilhar esta notícia
Referência