Saiba como reduzir o colesterol no verãoNotícias de Saúde

Terça, 07 de Julho de 2015 | 220 Visualizações

Fonte de imagem: .

O colesterol é uma substância produzida pelo organismo e que circula no sangue, sendo necessário a várias funções vitais, tais como a produção de vitaminas, hormonas e paredes das células.

No entanto, quando está em excesso no sangue, o colesterol torna-se perigoso e pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A alimentação saudável, associada à prática regular de exercício físico, ajuda a controlar os níveis de colesterol elevado.

A pensar no verão como a melhor estação para dar o primeiro passo, a nutricionista Lillian Barros partilha, em comunicado enviado às redações, dez dicas  para começar já a reduzir o colesterol.

1. Aproveite o ar livre e o bom tempo para fazer uma caminhada.

2. Faça saladas frescas e adicione sementes oleaginosas (sésamo, girassol, abóbora ou linhaça).

3. Consuma frutos secos como nozes, amêndoas ou avelãs, de forma regular. As suas gorduras vegetais ajudam a melhorar o perfil lipídico.

4. Utilize manteiga de frutos secos para barrar o pão.

5. Escolha cereais integrais em vez dos cereais refinados.

6. Reduza o consumo de gorduras saturadas.

7. Consuma frutas ricas em antioxidantes e fibras.

8. Aumente o consumo de peixe fresco.

9. Introduza abacate nas saladas, no acompanhamento das refeições, na forma de preparar molhos para temperar saladas ou para como ‘dip’ para tostas ou palitos de vegetais.

10. Escolha aveia, rica em beta-glucano, para iniciar as suas manhãs com um pequeno-almoço saudável e funcional. O tipo de fibra solúvel naturalmente presente na aveia é capaz de reduzir de forma significativa o colesterol.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados