Sabia que estes quatro fatores podem desencadear cancro da pele?Notícias de Saúde

Segunda, 01 de Maio de 2017 | 1147 Visualizações

Fonte de imagem: IBTimes UK

Não é apenas a exposição solar que pode desencadear o aparecimento da doença.

O cancro da pele é uma doença causada pelo crescimento anormal e excessivo de células que, quando não desaparecem, dão origem a um tecido tumoral, designado de neoplasia. A neoplasia pode ser benigna ou maligna e, neste caso, dá-se o aparecimento do cancro.

A exposição solar excessiva e desprotegida é apontada como principal causa desta doença, contudo, destaca a revista Women’s Health, existem outros fatores que podem desencadear o seu aparecimento.

Um estudo publicado na revista Cancer Epidemology, Biomarkers & Prevention revela que o vinho branco pode ser um dos promotores mais inesperados da doença. A investigação salienta que o risco de cancro da pele aumenta 13% por cada copo de vinho branco que se ingira por dia e tudo porque esta bebida contém acetaldeído, uma das enzimas ‘destruidoras’.

Também o vírus do papiloma humano pode desencadear o aparecimento de melanoma (o tipo de cancro da pele mais nocivo), diz um estudo noticiado pela British Medical Journal. Como lhe contámos aqui, as pessoas ruivas são também mais propensas as sofrer de cancro da pele do que as loiras ou morenas.

Como não poderia deixar de ser, também a alimentação tem algo a dizer. Neste caso, revela um estudo publicado na Journal of Clinical Oncology, o consumo diário de 1,6 doses de sumo de citrinos faz aumentar o risco deste tipo de cancro em 36%.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Info-Saúde Relacionados