Sabe quanto açúcar realmente consome diariamente?Notícias de Saúde

Segunda, 09 de Novembro de 2015 | 13 Visualizações

Fonte de imagem: dimensions-ohs

Quando o assunto é açúcar, muitas pessoas dizem que já o baniram da alimentação, pensando, apenas, nos pacotinhos de café. Mas existe uma imensidade de açúcar por aí espalhada.

É açúcar ao pequeno-almoço, açúcar a meio da manhã, açúcar ao almoço, açúcar ao lanche, açúcar ao jantar e ainda mais açúcar à ceia. É açúcar o dia todo. E é quase impossível evitar.

Muitas pessoas associam apenas o conceito de açúcar ao que é comercializado industrialmente e conhecido como açúcar branco ou refinado. Mas seja este tipo de açúcar ou não, a verdade é que a grande maioria dos alimentos ingeridos diariamente está repleto deste ingrediente. Exemplo disso é a família que o The Mirror dá a conhecer.

Sem saber, esta família com três crianças ingere doses assustadoras de açúcar diariamente. Ora veja.

Ao pequeno-almoço, os mais novos (de quatro e cinco anos) consomem 6 gramas de açúcar por cada 30 de cereais, mas 15 gramas de açúcar por cada sumo de laranja que bebem. O filho adolescente (de 14 anos), ingere 12 gramas de açúcar por 60 gramas de cereais mais os 15 gramas do sumo de laranja.

A mãe, Caroline, come papas de aveia (mas a publicação não disse se eram feitas com água, com leite ou com qualquer outra bebida vegetal, podendo ter também açúcar) e bebe uma chávena de chá adoçada com dois cubos de açúcar (cerca de 10 gramas). O pai, Brad, come duas torradas, sendo que cada fatia tem cerca de 5 gramas de açúcar. O café é com um cubo de açúcar.

Ao fim de semana, o pequeno-almoço desta família inclui donuts (com 40 gramas de açúcar cada unidade) e ainda torradas com bacon (cada fatia de pão tem 5 gramas de açúcar).

Na merenda da manhã, os filhos comem um pequeno pacote de bolachas com cerca de 6 gramas de açúcar cada. A mãe come uma barra de cereais com 9 gramas de açúcar.

Enjoado com tanto açúcar? Fique então a saber que ao almoço, os filhos mais novos comem – além da refeição em si – um iogurte de morango (cerca de 5 gramas de açúcar), um brownie de chocolate (20 gramas de açúcar) ou uma peça de fruta (com frutose).

Na cantina, o filho adolescente come batatas com ketchup (cerca de 5 gramas de açúcar) e bebe uma Coca-Cola, com 35 gramas por cada 330 ml. A mãe come uma sandes pré-feita, com 2,5 gramas de açúcar e ainda um chá com mais dois cubos de açúcar. O pai opta por um cheeseburguer com batatas fritas e um milkshake de morango (60 gramas de açúcar) e ainda um pequeno smoothie de 150 ml, mas que contém 15 gramas de açúcar.

E como o dia é longo, os snacks são fundamentais para manter a energia. A mãe come uma fatia de bolo e bebe mais um chá (no total ingere só aqui 19,5 gramas de açúcar), o pai come um bolo que por si só tem 40 gramas de açúcar. O filho mais velho come uma sandes e dois cremes de caramelo (cerca de 13 gramas de açúcar no total), já os mais novos ficam-se pelo caramelo e uma peça de fruta, ingerindo 7 gramas de açúcar cada.

Os jantares são feitos em família e há de tudo, desde massa folhada, a frango frito com feijões doces cozidos (10 gramas de açúcar por cerca de 200 gramas) e ainda pizza (12 gramas de açúcar).

Nas quintas-feiras, Carolina tira folga da cozinha e compra comida fora que, quase sempre, inclui galinha frita com ovo para ela e para o marido (mais de 15 gramas de açúcar para cada), enquanto os filhos optam por McDonald’s, acabando por ingerir mais cerca de 7 gramas de açúcar cada.

À sexta-feira é o dia de comer doces e, por isso, a dose já exagerada de açúcar ingerida alcança valores ‘astronómicos’. Os dois mais novos comem juntos um pacote de gomas (ingerindo, cada um, cerca de 12 gramas de açúcar), o adolescente opta por uma barra de cereais (com 30 gramas de açúcar).

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados