Repetir vacinação da gripe pode prevenir casos severos do vírus em idososNotícias de Saúde

Quarta, 10 de Janeiro de 2018 | 14 Visualizações

Fonte de imagem: Living Well Magazine

A repetição da vacinação contra a gripe nos idosos pode fazer reduzir a severidade do vírus e das admissões hospitalares, atestou um estudo recente.
 
Para o estudo que foi conduzido por Itziar Casado e Jesús Castilla e equipa, do Instituto de Saúde Pública de Navarra, em Pamplona, Espanha, foram analisados os efeitos da repetição da vacinação contra a gripe, no decorrer da época atual e nas três épocas anteriores, em pessoas com 65 e mais anos de idade, que tinham sido admitidas em 20 hospitais em Espanha.
 
Os investigadores pretendiam verificar se o facto de terem repetido anualmente a vacina tinha reduzido a severidade da gripe.
 
A equipa descobriu que a repetição da vacina contra a gripe oferecia o dobro da eficácia na prevenção de casos severos de gripe em pessoas admitidas no hospital devido ao vírus, em comparação com casos sem severidade. 
 
Foi também observado que o efeito se mantinha de forma consistente, independentemente da época gripal, subtipos do vírus e idade do paciente.
 
“A vacinação repetida contra a gripe foi altamente eficaz na prevenção de infeções severas e fatais causadas pela gripe em adultos mais velhos”, confirmaram os autores do estudo.
 
“Devido ao facto de os casos severos da gripe poderem ser prevenidos por 2 mecanismos, a eficácia da vacinação contra a gripe severa pode ser maior do que a oferecida em casos suaves, e o benefício da vacinação contra a gripe pode ser maior do que a que se calculava em investigação anterior”, continuaram.
 
“A prevenção de infeções severas e fatais causadas pela gripe foi observada principalmente em pacientes que tinham sido vacinados tanto na época atual como na anterior, o que reforça a recomendação da vacinação anual para a gripe em adultos mais velhos”, concluíram os investigadores. 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Canadian Medical Association Journal”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados