Rastreio do cancro da mama associado a risco muito menor de morte pela doençaNotícias de Saúde

Terça, 13 de Novembro de 2018 | 36 Visualizações

Fonte de imagem: Daily Express

Um novo estudo apurou que as mulheres que fazem o rastreio de cancro da mama recebem benefícios bastante mais elevados com os tratamentos para a doença do que as que não fazem o rastreio. 
 
Para o estudo, a equipa internacional liderada por Laszlo Tabar, do Hospital Central de Falun, na Suécia, contou com informação relativa a 52.483 mulheres suecas, com 40 a 69 anos de idade, durante um período de rastreio de cancro da mama de 39 anos (1977 a 2015). 
 
Todas as pacientes que tinham tido cancro da mama receberam tratamentos específicos para o estádio do cancro, independentemente do modo de deteção da doença. 
 
Os investigadores empregaram um método que melhora a avaliação do impacto do rastreio organizado por mamografia sobre a morte devida a cancro da mama, o qual consistiu no cálculo da incidência anual de casos que tinham causado mortes no espaço de 10 anos e de 20 após o diagnóstico da doença.
 
Foi apurado que as mulheres que tinham participado em programas organizados de rastreio de cancro da mama apresentavam um risco significativamente menor (60%) de morrerem devido à doença nos primeiros 10 anos após o diagnóstico. A descida do risco era de 47% para 20 anos após o diagnóstico.
 
Segundo os autores do estudo, estes benefícios são devidos ao facto de o rastreio permitir a deteção do cancro num estádio mais inicial da doença, permitindo uma resposta muito melhor ao tratamento. 
 
“Melhorias recentes nos tratamentos conduziram a menos mortes por cancro da mama. Contudo, estes novos resultados demonstram o papel vital desempenhado também pelo rastreio, dando às mulheres um benefício muito maior com os tratamentos modernos”, comentou Stephen Duffy, autor sénior do estudo da Universidade Queen Mary, em Londres, Reino Unido.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Cancer”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados