Quer ser emocionalmente forte? Exercite-seNotícias de Saúde

Terça, 21 de Fevereiro de 2017 | 27 Visualizações

Fonte de imagem: Kairos

As emoções são como os músculos, treinam-se.

Mente sã em corpo são. Não dá para negar e são cada vez mais as provas de que um corpo apenas é fisicamente forte quando a mente está bem. Mas a questão não é tão simples quanto parece, pois para que uma mente esteja bem, o corpo precisa de ser forte.

Para que uma pessoa seja emocionalmente forte, é preciso que cuide do corpo e da saúde em geral. Tal como conta o site Bustle, que reuniu vários estudos científicos sobre esta ligação de mútua dependência, o exercício físico está fortemente associado ao menor risco de depressão, uma vez que estimula a sensação de relaxamento, liberta hormonas relacionadas com o prazer e ajuda a manter o corpo tonificado, um aspeto que melhora (e muito) a autoestima.

Os níveis de ansiedade podem também beneficiar com a prática de exercício físico, sendo apenas necessária uma caminhada de 10 minutos, como diz a Associação Americana da Ansiedade e da Depressão.

Uma vez que reduz significativamente a fadiga, o exercício físico mantém também a mente mais acordada, o que é fundamental para conseguir manter as emoções equilibradas. E por falar em equilíbrio emocional, a boa qualidade de sono é fundamental, tendo a atividade física um papel crucial.

Mas como a atividade física não implica sempre uma grande esforço, também os exercícios mais calmos, como o yoga, ajudam e muito a mente a manter-se saudável. E, claro, a prática de yoga ou meditação ajuda também a controlar as emoções.

Partilhar esta notícia
Referência