Quer deixar de fumar? Pare de uma vezNotícias de Saúde

Quinta, 17 de Março de 2016 | 78 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

Há quem sugira ir reduzindo o número de cigarros que uma à medida que tentar largar o vício mas um estudo sugere que a melhor forma é mesmo parar de uma vez.

Está a tentar deixar de fumar? Um estudo britânico sugere que quem larga este vício de uma vez e, portanto, abruptamente, tem mais probabilidades de conseguir deixar de fumar definitivamente do quem vai diminuindo a quantidade de cigarros fumados.

O estudo publicado no Annals of Internal Medicine mostrou que os voluntários que adotaram a medida drástica tiveram 25% mais sucesso em manter-se sem fumar seis meses depois, embora a maioria das pessoas tenha dito que preferiria parar gradualmente.

Segundo o NHS, serviço público de saúde britânica, é importante escolher uma data conveniente para deixar de fumar. Marque uma data e cumpra-a. Avisar os familiares e amigos do que vai fazer também pode ser um bom incentivo para não falhar.

O estudo contou com a participação de quase 700 voluntários britânicos, divididos em dois grupos: um parou de fumar abruptamente e outro, de forma gradual.

Seis meses depois, 15,5% dos voluntários do grupo da paragem gradual estava em abstinência, contra 22% do grupo mais drástico.

A Dra.Nicola Lindson-Hawley, uma das líderes do estudo da Universidade de Oxford, a redução gradual trazia reveses porque "as pessoas lutavam para reduzir (a quantidade de cigarros), e isso era mais trabalhoso (do que parar completamente) ".

Ainda assim, a investigadora destaca que acaba por ser mais benéfico para a saúde diminuir a quantidade de cigarros do que para de repente.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas