Quer beber café mas depois não dorme? Siga estes truquesNotícias de Saúde

Sexta, 04 de Setembro de 2015 | 417 Visualizações

Fonte de imagem: luciliadiniz

É muito comum que se sinta cansado ou com sono a meio da tarde. Para ajudar a depertar há quem beba café mas esta solução não é para todos. Muitas pessoas se queixam de que quando tomam café à tarde depois têm dificuldades em adormecer à noite.

O El Confidencial reuniu alguns truques para conseguir beber café para ficar mais acordado sem ter de passar as noites em claro.

Escolher a hora certa ou tomar descafeinado. Existe a crença popular de que para ficar mais alerta a primeira coisa a fazer de manhã é beber café. Mas é no início do dia que os nossos níveis de cortisol (que nos mantêm ativos e alerta) estão mais altos, o que faz com que ao beber café nas primeiras horas da manhã vá interferir com a produção desta hormona. Aproveite o seu pico de cortisol e opte por tomar café entre as 10h e as 12h e as 14h e as 17h. Desta forma a cafeína cumprirá o seu objetivo de nos manter ativos nos momentos em que o corpo realmente precisa, sem acumular cafeína que depois pode interferir no ciclo do sono.

Beber o café da tarde, antes de uma sesta curta. A cafeína demora 45 minutos a ser absorvida completamente mas bastam 15 minutos para que comece a fazer efeito. Para garantir um sono rápido reparador tome café antes de ir dormir uma sesta, vai acordar com energia para enfrentar a tarde e chegar à noite pronto para dormir, assegura o El Confidencial.

Beber o café frio. Associar o café a um momento de refresco, hidratação vai ajudá-lo a obter todos os benefícios do café sem entrar em conflito com a sua rotina de sono diária.

Adotar rotinas de sono. Manter o quarto escuro, desligar os aparelhos eletrónicos e adotar técnicas de respiração podem ajudar a suprimir os efeitos do café e a conseguir regular o sono mais rapidamente.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas