Quer aprender a adormecer rápido?Notícias de Saúde

Quarta, 07 de Maio de 2014 | 494 Visualizações

Existem oito soluções para as suas insónias.

O jornal ‘U. S. News Report’ juntou algumas dicas dos especialistas Eric Olson, co-director do Centro de Medicina do Sono na Clínica Mayo, em Rochester, estado norte-americano do Minnesota, e Harneet Walia, um médico especialista em distúrbios do sono da clínica Cleveland Center, em Cleveland, Ohio.

Saia da cama

Quando se deita na cama mas fica acordado, está a enviar a mensagem errada ao seu cérebro. “Você está basicamente a treinar o seu corpo para não dormir na cama, mas sim para ficar lá e não dormir”, diz Harneet Walia.

Se não conseguir adormecer em 15 ou 20 minutos, saia do quarto e tente fazer algo relaxante. Ouvir música, ler um livro ou tomar um banho são alguns exemplos.

Pratique ioga ou medite

São sempre excelentes práticas. Se não tiver tempo (ou gosto) para o fazer, fica outro truque. Sempre estiver deitado na cama sem conseguir dormir, e a pensar em mil e uma coisas diferentes, experimente concentrar-se na sua respiração. A dica é da neurocientista Catherine Kerr. Focar-se no acto de inspirar e expirar o ar pode ser suficiente para acalmar a sua mente e impedi-la de divagar para assuntos que podem estar a deixá-lo stressado – e a tirar-lhe o sono.

Tente outras técnicas de relaxamento 

As técnicas mentais de distracção são uma solução para relaxar. O especialista Eric Olson sugere que imagine que está num lugar agradável e calmo, ou até mesmo que se ponha a contar carneirinhos. Fixar-se na sua insónia é que não ajuda mesmo nada.

Controlar a ansiedade

Geralmente a insónia provém da preocupação. O cérebro ocupa-se com a ansiedade em vez de dormir. Tente treinar o seu cérebro para gerir as preocupações apenas em horas apropriadas. A partir do momento em que chega a casa, por exemplo, evite pensar em todas as questões relacionadas com o trabalho. 

Não olhar para o relógio 

Outra ansiedade muito comum está relacionada com o facto de estar constantemente a olhar para o relógio e a pensar que devia estar a dormir.

O stress e a frustração são emoções que impedem o seu corpo de relaxar e de adormecer. Vire o relógio para o outro lado e não pense nas horas.

Atenção aos medicamentos 

Os especialistas Eric e Harneet não aconselham medicamentos como primeira opção para aliviar as insónias. Para além dos efeitos secundários, estes provocam sonolência, o que pode prejudicá-lo durante o dia. Procure outras formas de relaxar, ou experimente até produtos naturais. Se nada resultar, consulte então o seu médico para encontrar o medicamento mais indicado para si.

Tornar o sono confortável

Na hora de dormir, certifique-se de que está concentrado nisso. Desligue-se das tecnologias, mantenha o quarto escuro e confortável.

Evite o consumo de cafeína, de álcool e de certos alimentos que lhe dêem energia, como o chocolate, o gengibre, comidas picantes e produtos lácteos (que podem dificultar a digestão).

Considere consultar um médico 

Já tentou de tudo e nada resulta? Se as suas insónias são frequentes e prejudicam a sua produtividade do dia-a-dia, o melhor mesmo é consultar um médico. Marque uma consulta com um especialista na área e ouça os seus conselhos.

Partilhar esta notícia
Autor
Sábado
Referência
Jornal ‘U. S. News Report

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados