Quantos passos deve dar por dia?Notícias de Saúde

Quinta, 25 de Junho de 2015 | 121 Visualizações

Ir a pé para o trabalho, caminhar até à paragem do autocarro, andar até ao supermercado ou quiosque mais próximo. O número de passos dados a cada dia varia de pessoa para pessoa e revela-se como um espelho do sedentarismo da sociedade atual. Contudo, há um número que deve ser tido em conta.

10.000. Sim, dez mil passos. Este valor surgiu pela primeira vez na década de 60, no Japão, e ficou como ‘base’ para o número diário recomendado de passos, conta o Huffington Post.

Este número equivale a cerca de 30 minutos de caminhada, perto de 300 calorias queimadas e alguns anos de vida adicionados. Contudo, Tudor-Locke, professora na Universidade Estatal de Arizona, diz que 10.000 passos podem parecer algo exagerado mas que, na verdade, é baixo tendo em conta o sedentarismo atual e o estado de obesidade que assola vários países em todo o mundo.

Porém, este valor deve ser tido como base e não obrigatório. Para uma pessoa sem qualquer tipo de atividade física, caminhar 5.000 passos por dia é uma vitória, mas esses mesmos 5.000 passos podem ser poucos para crianças, indica disse Jean Philippe-Walhin, investigadora da Universidade de Bath.

Partilhar esta notícia
Referência