Quantos copos são necessários para o álcool se tornar tóxico?Notícias de Saúde

Quinta, 28 de Maio de 2015 | 45 Visualizações

Uma nova pesquisa veio traçar a linha que separa o consumo benéfico de bebidas alcoólicas e a ingestão tóxica das mesmas. Scott Solomon, da Harvard Medical School, é o responsável pelo novo (curto) limite.

Depois de analisarem 4.466 idosos de ambos os sexos e o respetivo consumo de álcool, os investigadores submeteram os inquiridos a electrocardiogramas de forma a detetar alguma possível alteração no coração consoante a quantidade de bebidas alcoólicas que ingeriam por semana.

E, segundo a Time, quanto mais álcool ingerido, mais alterações anormais ocorriam na estrutura e função do coração. Nos homens, revela o estudo, as alterações começaram a agravar-se quando eram consumidos mais do que dois copos de bebidas alcoólicas por dia (ou 14 ou mais copos por semana), uma vez que o coração se viu ‘obrigado’ a fazer um esforço extra para fazer bombear o sangue.

Já nas mulheres, as alterações anormais começaram a ocorrer quando a ingestão excedeu apenas pouco mais de um copo por dia.

Para Solomon, a ingestão moderada de álcool é completamente saudável para as pessoas, mas é importante ter em conta que o consumo continuado e frequente deste tipo de bebidas deve ser controlado, sob a pena de se tornar tóxico e condicionar o funcionamento normal do coração.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados