Quantos cafés podemos consumir por dia?Notícias de Saúde

Quinta, 16 de Maio de 2019 | 20 Visualizações

Fonte de imagem: Medical News Today

Um estudo recente revelou que o consumo de seis ou mais cafés por dia poderá ser prejudicial para a saúde. 
 
O estudo, que foi conduzido por investigadores da Universidade da Austrália do Sul, apurou ainda que o consumo excessivo de café poderá fazer aumentar o risco de doenças cardíacas até 22%. Não foi possível apurar informação sobre a quantidade de cafeína presente nas seis chávenas de café mencionadas no âmbito do estudo.
 
Para a sua investigação, Ang Zhou e Elina Hyppönen contaram com dados da conhecida UK Biobank que incluíam 347.077 participantes com idades compreendidas entre os 37 e os 73 anos.
 
Os investigadores exploraram a capacidade de o gene metabolizador de cafeína, conhecido como CYP1A2, processar melhor a cafeína, identificando riscos mais elevados de doenças cardiovasculares que estivessem associados ao consumo de café e de variações genéticas.
 
Como resultado, Elina Hyppönen indicou que “de forma a manter um coração saudável e uma pressão arterial saudável, as pessoas devem limitar os seus cafés a menos de seis chávenas por dia – baseado nos nossos dados, seis foi o ponto de viragem em que a cafeína começou a afetar negativamente o risco cardiovascular”.
 
A equipa explicou que é a partir dos seis cafés diários que a tensão arterial fica mais elevada. A hipertensão é, como se sabe, precursora de doenças cardiovasculares.
 
A investigadora disse ainda que apesar de as pessoas que são portadoras do gene que processa a cafeína mais rapidamente conseguirem metabolizar a cafeína mais rapidamente, o estudo não demonstrou que essas pessoas pudessem consumir mais cafeína sem correrem risco para a saúde.
 
“Tal como com muitas coisas, tudo depende da moderação; se abusarmos, a nossa saúde irá pagar por isso”, concluiu Elina Hyppönen.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “The American Journal of Clinical Nutrition”

Notícias Relacionadas