Quanto sal é necessário para provocar obesidade?Notícias de Saúde

Sexta, 04 de Setembro de 2015 | 32 Visualizações

Fonte de imagem: insights.ingredientsnetwork

Sal. O eterno tempero que, na realidade, é um dos maiores inimigos da saúde. O consumo excessivo de sal – assim como de açúcar e gorduras saturadas – está cientificamente relacionado ao aumento do risco de obesidade e a problemas cardiovasculares. Mas, quanto sal é necessário para que tal aconteça?

Esta é a questão a que o Daily Mail responde através da divulgação de um recente estudo da Universidade Queen Mary, em Londres. Segundo a publicação, cada grama extra de sal consumida aumenta o risco de obesidade em 25%, independentemente do tipo de alimentos e da quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia.

Publicado na revista Hypertension, o estudo indica que o consumo de sal altera o metabolismo e a forma como o organismo responde à gordura, não conseguindo combate-la da melhor forma. O resultado? Acumulação de gordura em várias partes do corpo, em especial na zona abdominal.

A conclusão surgiu depois de terem sido analisados os dados oficiais acerca de 450 crianças e 780 adultos britânicos e feitos alguns testes à urina dos participantes, que revelaram que os níveis de sal eram maiores nas pessoas com sobrepeso ou obesidade. No Reino Unido recomenda-se que o consumo diário não exceda os seis gramas por dia.

Segundo o site Plataforma Contra a Obesidade, da Direção Geral de Saúde (DGS), em Portugal o consumo diário recomendado é de cinco gramas para os adultos, quatro gramas para jovens entre os 11 e os 14 anos, 1,2 gramas para crianças dos 10 aos 12 anos e menos de um grama para menores de seis anos.

Partilhar esta notícia
Referência
Daily Mail

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados