Quando se pode começar a sentar os bebés?Notícias de Saúde

Sexta, 26 de Junho de 2015 | 10932 Visualizações

De entre mitos e regras, conselhos e experiências, baralha-se sobre o que será melhor para o seu bebé. Assim, para lhe dar alguma orientação, o pediatra Hugo Rodrigues explica qual será a melhor altura para começar a sentar o seu bebé sem apoio.

De um modo geral, só por volta dos 6-7 meses é que os bebés começam a adquirir capacidade de se sentar sozinhos, sem apoio. No entanto, isso não quer dizer que eles não se possam sentar mais cedo com a ajuda de algumas almofadas, bem pelo contrário. A partir dos quatro meses quase todos os bebés gostam muito de ver o que os rodeia, pelo que o facto de estarem deitados passa a ser algo um pouco incomodativo para eles. É por esse motivo que gostam muito de ficar sentados ou a pé, porque assim o seu ângulo de visão melhora significativamente e eles podem ver muito melhor tudo o que está à sua volta. 

O facto de serem pequenos levanta muitas vezes a questão às mães (e principalmente às avós) sobre se a posição de sentado não será muito “agressiva” para a coluna do bebé, que fica assim sujeita a um esforço maior. O que é importante realçar é que apesar do esforço, o peso do bebé acaba por ficar distribuído também pelas almofadas, pelo que a coluna não sofre nenhum dano. Se porventura isso começasse a acontecer iria provocar dor e ele iria certamente “resmungar” e chorar até o mudarem de posição, pelo que não há motivo para preocupação.

Por fim, é também importante perceber que sentar o bebé desde os cinco meses ajuda a fazer com que ele perceba que tem que encontrar o seu ponto de equilíbrio. Este treino faz com que ele se vá adaptando a esta nova posição de forma progressiva, de forma a que, quando chegar a hora, ele se aguente bem sentado sem apoio e com as mão libertas para poder brincar e explorar os objectos com facilidade, etapa importantíssima para o desenvolvimento do bebé.

Hugo Rodrigues, pediatra e autor do blog que já se tornou livro, Pediatra para todos. Escreve com o objetivo de descomplicar a vida dos pais e os ajudar a aproveitar ao máximo os seus rebentos.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas