Proteínas, as amigas da tensão arterialNotícias de Saúde

Sexta, 30 de Outubro de 2015 | 101 Visualizações

Fonte de imagem: tuasaude

Investigadores apontam que as proteínas podem ser aliadas das artérias.

Um estudo da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, sugere que os alimentos ricos em certos aminoácidos - moléculas que formam as proteínas - podem contribuir para uma tensão arterial saudável.

Os investigadores acompanharam cerca de 2 mil mulheres e dizem ter encontrado fortes evidências de que as que consumiam quantidades mais elevadas de sete aminoácidos específicos exibiam menores níveis de pressão arterial e rigidez dos vasos sanguíneos, conta a professora de nutrição Aeden Cassidy, autora principal do estudo.

Como explicam os investigadores, estas partículas ajudam a liberar óxido nítrico, substância que dilata as artérias, facilitando o fluxo sanguíneo.

Como reporta a revista Saúde, este estudo revelou ainda que a origem desses aminoácidos também contribuir para a sua atuação no sistema circulatório. Quando provêm de vegetais, o resulta em menor pressão nos vasos. Se forem de origem animal, deixam as artérias mais flexíveis – ainda que deva preferir os cortes magros, como sublinha a especialista.

As sete moléculas estudadas pelos britânicos (arginina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, leucina e tirosina) estão em alimentos como feijão, arroz integral, abacate e amêndoas. Três desses aminoácidos analisados - ácido glutâmico, leucina e tirosina - também podem ser incorporados na dieta através de carne vermelha, peixe e laticínios.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas