Prisão de ventre? Eis cinco possíveis motivosNotícias de Saúde

Quarta, 13 de Abril de 2016 | 242 Visualizações

Fonte de imagem: medicofamiglia

É um assunto de que quase ninguém gosta de falar, mas muitas pessoas sofrem de prisão de ventre.

Seja um problema frequente ou algo que só acontece nas férias, quando está fora d casa, ou quando tem menos tempo, há várias coisas que podem explicar o facto de não conseguir evacuar.

O site Bustle listou cinco possíveis razões para a prisão de ventre:

1. Não anda a comer fibra suficiente. A fibra, que pode encontrar em frutas, vegetais, leguminosas e no pão contribuem para um bom sistema digestivo e consequentemente para um bom trânsito intestinal. É importante que também beba bastante água para facilitar o trabalho da fibra.

2. Recentemente viajou de avião. As horas passadas no avião desaceleram a digestão e o metabolismo, bem como a taxa metabólica. A diferença horária e da própria comida, quando vai de férias, também podem provocar prisão de ventre.

3. A sua tiróide não está a funcionar corretamente. Se até ingere bastante fibra, bebe muita água e não viajou, a prisão de ventre pode indicar um problema na tiróide. Está também a sentir fadiga e/ou teve uma perda de peso repentina? Pode sofrer de hipotiroidismo – quando a tiróide produz pouca quantidade de hormonas.

4. Tomou analgésicos – especialmente anestesias (usadas no dentista, por exemplo). Estes analgésicos abrandam o sistema digestivo fazendo até com que a matéria fecal que já estava no organismo seque.

5. Está a ‘apertar’. Cada vez que evita ir à casa de banho pública, por exemplo, a matéria fecal que supostamente estava pronta para sair vai ficando mais dura e demorará mais a ter vontade de ir à casa de banho, sendo que quando finalmente for lhe custará mais. 

Partilhar esta notícia
Referência
POR VÂNIA MARINHO

Info-Saúde Relacionados