Primeiros sinais de glaucoma poderão ser detetados através de nova técnica de exame ocularNotícias de Saúde

Domingo, 30 de Abril de 2017 | 258 Visualizações

Fonte de imagem: University of Cambridge

Desenvolvida no Reino Unido, uma nova técnica de exame ocular permite detetar os primeiros sinais de glaucoma, uma doenças nos olhos que pode levar à cegueira, de acordo com os resultados de um ensaio clínico

A técnica, testada num pequeno número, não especificado, de doentes com glaucoma, por comparação com pessoas saudáveis, possibilitou aos médicos ver a morte de células nervosas na parte detrás do olho, o que provoca a perda de visão.

A técnica de diagnóstico, criada por investigadores da universidade University College London e do hospital oftalmológico Western Eye Hospital, usa um marcador fluorescente que se liga às proteínas celulares quando injetado em pacientes. As células do nervo ótico doentes aparecem como manchas fluorescentes brancas num exame ocular.

“Pela primeira vez, fomos capazes de mostrar a morte celular [de células na retina] e detetar os primeiros sinais de glaucoma. Embora não possamos curar a doença, o nosso teste significa que o tratamento pode começar antes de os sintomas surgirem”, sublinhou a coordenadora do estudo, Francesca Cordeiro, do Instituto de Oftalmologia do University College London, citada num comunicado da Wellcome Trust, fundação britânica que financia a investigação científica.

A especialista lembrou que “a deteção precoce de glaucoma é vital, pois os sintomas nem sempre são óbvios”, e, apesar de os métodos de diagnóstico estarem a melhorar, “a maioria dos doentes perde um terço da visão” quando a doença é diagnosticada.

De acordo com a equipa de cientistas, o uso da nova técnica ocular poderá permitir, no futuro, o diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas como Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla.
Os resultados do ensaio clínico, em fase inicial, vão ser publicados hoje na revista Brain.

Partilhar esta notícia
Autor
Lusa
Referência

Info-Saúde Relacionados