A SIDA (síndrome de imunodeficiência adquirida) é uma doença infeciosa provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH). O vírus é transmitido, maioritariamente, através de relações sexuais desprotegidas e ataca o sistema imunitário (responsável pela defesa do organismo), destruindo a nossa capacidade de defesa em relação a muitas doenças.
Os preservativos, quando utilizados de forma correta, são altamente eficazes na prevenção da transmissão do VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis, tendo um efeito protetor de, pelo menos, 80% contra a transmissão sexual destas infeções.
Contudo, o uso incorreto do preservativo pode levar à rutura e o deslocamento do mesmo, deixando de ser eficaz na prevenção de infeções. Assim, é essencial ter alguns cuidados:
- Escolha um preservativo com o tamanho adequado;
- Confirme sempre se a embalagem se encontra dentro do prazo de validade;
- Abra a embalagem com cuidado para não danificar o preservativo (não utilize os dentes);
- Utilize-o de acordo com as instruções da embalagem;
- Se usar um lubrificante, escolha um que seja hidrossolúvel ou à base de silicone (para não danificar o preservativo e comprometer a sua eficácia).
A prevenção é sempre a melhor solução – basta uma relação sexual desprotegida com uma pessoa portadora do vírus para poder ficar infetado pelo VIH – por isso, não arrisque, use sempre o preservativo.
Se tiver mais questões relacionadas com este tema, já sabe, não hesite em falar com o seu farmacêutico!