Praticar ioga diariamente pode prevenir a hipertensãoNotícias de Saúde

Terça, 13 de Dezembro de 2016 | 14 Visualizações

Fonte de imagem: Dr. Elaine

Pacientes pré-hipertensos devem ser orientados a praticar hatha yoga por uma hora todos o dias para prevenir o desenvolvimento de hipertensão.

Isso de acordo com o Dr. Ashutosh Angrish, um cardiologista no Hospital Sir Gangaram em Deli, Índia, e principal autor do novo estudo apresentado na 68.ª Conferência Anual da Sociedade de Cardiologia da Índia (68th Annual Conference of the Cardiological Society of India). 

No estudo, os pacientes foram randomizados para dois grupos para avaliar os efeitos de três meses de ioga somados a mudanças convencionais no estilo de vida versus apenas mudanças convencionais no estilo de vida, na monitorização ambulatorial da pressão arterial de 24 horas.

Os investigadores observaram que, no grupo fazendo ioga, a pressão arterial diastólica de 24 horas e a pressão arterial diastólica noturna diminuíram em aproximadamente 4,5 mmHg cada, e a pressão arterial média em 24 horas diminuiu em cerca de 4,9 mmHg. O grupo controle não apresentou qualquer alteração significativa na pressão arterial.

“Apesar de a redução na pressão arterial ter sido modesta, ela seria clinicamente muito significativa, porque até mesmo uma redução de 2 mmHg na pressão arterial diastólica tem o potencial para diminuir o risco de uma cardiopatia coronariana em 6% e o risco de AVC e de ataque isquêmico transitório em 15%”, disse Dr. Angrish. 

Referências

European Society of Cardiology. Yoga reduces blood pressure in patients with prehypertension. European Society of Cardiology. 2016 December 8 [Cited 2016 December 8] Available from:http://www.escardio.org/The-ESC/Press-Office/Press-releases/yoga-reduces-blood-pressure-in-patients-with-prehypertension

Partilhar esta notícia
Autor
Univadis
Referência

Notícias Relacionadas