Portugal entre países da UE onde menos se morre por ataque cardíacoNotícias de Saúde

Segunda, 01 de Outubro de 2018 | 76 Visualizações

Fonte de imagem: YouTube

No Dia Mundial do Coração, o Eurostat revela que, na União Europeia, 12% das mortes registadas em 2015 foram motivadas por ataques cardíacos. Portugal está na base dessa tabela.

Portugal está entre os países da União Europeia onde menos pessoas morrem devido a ataques cardíacos. Este sábado, em honra do Dia Mundial do Coração, o Eurostat revela que, em 2015, cerca de 12% dos falecimentos registados na Europa foram motivados por este tipo de doenças do sistema circulatório. Ao nível lusitano, essa percentagem encolhe para 7%.

De acordo com o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, foram França, Holanda (ambos com 6%) e Portugal (7%) os Estados-membros que menos mortes por ataque cardíaco registaram, no ano em causa. Por outro lado, no topo dessa tabela aparecem a Lituânia (38%), a Letónia (29%) e a Eslováquia (27%).

No primeiro grupo de países (aqueles em que a percentagem referida é mais pequena), as vítimas eram maioritariamente masculinas, cenário que se inverte no segundo conjunto de países. No total da União Europeia, é a primeira dessas tendência a dominar: 53% das vítimas de ataques cardíacos foram homens.

Partilhar esta notícia
Autor
ECO
Referência
Isabel Patrício

Notícias Relacionadas