Porque preferir doces é pior do que preferir salgadosNotícias de Saúde

Quarta, 20 de Abril de 2016 | 191 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

Se umas pessoas preferem petiscar doces, outras são apologistas de uns snacks salgados. Embora nem uma nem outra opção seja saudável, escolher doces é pior para a saúde.

Na hora de petiscar, há quem não resista a umas bolachas, a alguns quadrados de chocolate ou até mesmo a um bolo. Mas há também quem não consiga dizer ‘não’ a batatas fritas, a uns biscoitos salgados ou a folhados.

Embora não seja saudável optar por petiscos repletos de açúcar ou de sal, a verdade é que escolher sempre os doces pode ter um impacto mais prejudicial na saúde do que optar por salgados. Quem opta por snacks doces tende a acumular mais gordura corporal… independentemente da idade, lê-se no Daily Mail.

A escolha de snacks doces está associada à tendência de comer sem fome, o que faz com que as pessoas percam a noção dos alimentos ingeridos.

Quão mau é o facto de as crianças preferirem doces?

Um estudo levado pela médica Julie Lumeng, do Hospital Pediátrico da Universidade de Michigan (Estados Unidsos) incluiu crianças entre um e três anos, que foram convidadas para um lanche ‘all you can eat’ de doces e salgados, sendo que tinham que escolher entre uma das opções.

De acordo com a investigação – que será publicada na edição do próximo mês da revista Pediatrics – a grande maioria das crianças optou por alimentos com mais açúcar, e aquelas que o fizeram mostraram-se irritadas quando foram impedidas de comer, o que para os investigadores é um sinal mais do que claro de que o açúcar vicia.

Mas esta não foi a única conclusão desta experiência: as crianças que comeram mais doces apresentaram uma acumulação gradual de gordura corporal, o que faz aumentar os riscos de obesidade infantil.

As crianças que optaram por snacks salgados não apresentaram mudanças significativas de gordura corporal.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Notícias Relacionadas