Porque estalam os dedosNotícias de Saúde

Sexta, 24 de Abril de 2015 | 189 Visualizações

Veja o vídeo em baixo

O som resulta da criação de uma cavidade no liquido que existe nas articulações.

"É como se se tratasse da formação de um vácuo", explica o pesquisador Greg Kawchuk, professor de medicina de reabilitação da Universidade de Alberta, no Canadá. "Quando as superfícies da articulação se separam de repente, não há mais liquido disponível para preencher o volume crescente da articulação, e então é criada uma cavidade, que se enche de gás e provoca o barulho."

O artigo foi publicado na revista científica "PLOS ONE".

Através de uma ressonância magnética, os investigadores registaram o que acontecia em tempo real, à medida que cada um dos dedos da mão era puxado lentamente até que as articulações estalassem. A criação de uma cavidade no líquido sinovial (que existe entre as articulações) de fato provocou um som.

Ao contrário do que diz a sabedoria popular, os estudos não conseguiram encontrar dados que provassem que estalar os dedos faz mal.

"Podemos usar esta descoberta para detetar problemas nas articulações num estado muito inicial, o que daria aos pacientes e médicos a possibilidade de abordar problemas comuns antes de começarem", espera Kawchuk.

Estudo - Porque estalam os dedos

Partilhar esta notícia
Autor
Tsf
Referência
Revista Plos One

Info-Saúde Relacionados