Porque é que temos colesterol?Notícias de Saúde

Sábado, 05 de Março de 2016 | 126 Visualizações

Fonte de imagem: suasaude

O seu desequilíbrio é prejudicial mas a verdade é que o colesterol é vital para o nosso corpo.  

Claro que quando ultrapassa os níveis considerados saudáveis, pode gerar o entupimento das artérias e trazer graves problemas para a nossa saúde. E é por isso que tem tão má fama.

Mas nenhuma célula do organismo sobrevive sem colesterol. Como destaca a Revista Saúde, cada célula do nosso corpo é envolvida por uma camada dessa gordura que facilita a entrada e a saída de substâncias.

No cérebro, esse revestimento evita ‘curto-circuitos’ nos neurónios. O colesterol está ainda ligado à produção de bílis e por isso contribui para a digestão.

Sem colesterol até a produção de hormonas sexuais, vitamina D e cortisol iria sofrer. Tal como a capacidade de o nosso corpo combater inflamações.

O fígado sintetiza o colesterol, que é a principal matéria-prima na formação da bílis – que digere a gordura que percorre a corrente sanguínea. Mas cerca de 30% do colesterol vem da alimentação.

Nesse ‘entra e sai’ de gordura o fígado desempenha o papel de controlar a quantidade de colesterol no corpo. Se tem poucas reservas de colesterol, cria recetores para captar as moléculas que estão em circulação. Mas quando há excesso de gordura, abranda esse mecanismo e deixa o excesso de colesterol no sangue, a percorrer o sangue.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados