Porque é que os bebés acordam a meio da noite?Notícias de Saúde

Quinta, 25 de Fevereiro de 2016 | 43 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

Cinco pontos que podem ajudá-lo a compreender e melhorar a relação com o seu bebé.

Ter uma noite de sono ininterrupta pode ser o sonho de qualquer pai recente mas saiba que pode não ser o melhor para o seu bebé.

O BuzzFeed News consultou Peter Fleming, professor de saúde infantil e psicologia do desenvolvimento na Universidade de Bristol e Darcia Narvaez, professora de psicologia da Universidade de Notre Dame para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

1 - Por que é que os bebés acordam? Porque o devem fazer, é algo natural e nada indica que dormir durante longos períodos de tempo é melhor para a sua saúde ou desenvolvimento.

2 - Dormir uma noite inteira, oito horas seguidas, por exemplo, é uma convenção social necessária para permitir dias de trabalho. “O normal é ter períodos despertos e intervalos curtos de sono”.

Ora, os bebés têm ciclos de sono muito mais curtos do que os adultos: de 60 minutos em vez de 90. Mas enquanto os adultos acordam e adormecem sem se aperceber, os bebés têm dificuldades em voltar a adormecer sozinhos.

3 – Os bebés precisam de um “útero externo”. Aos nove meses, os bebés estão numa fase precoce do seu desenvolvimento. Precisam de afeto e contato íntimo e é isso que procuram ao chorar a meio da noite para que lhes peguem ao colo.

Ambos os especialistas defendem que se durma com o bebé na mesma cama e Fleming afirma até haver evidências de um maior risco de morte súbita infantil em bebés que dormem no berço, num quarto separado.

4 – Acordar com frequência está associado a elevados níveis de inteligência e uma melhor saúde mental. Atender às necessidades dos bebés promove a “empatia e autocontrolo” e diminui o risco de depressão.

Mesmo que os bebés aprendam a parar de chorar quando os pais os deixam sozinhos, quando os pais não respondem aos seus apelos os níveis de stress aumentam.

5 - Os bebés dormem durante o dia e acordam à noite para terem atenção exclusiva dos pais, sem as distrações normais do dia.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas