Porque é que choramos de felicidade?Notícias de Saúde

Sexta, 27 de Novembro de 2015 | 44 Visualizações

Fonte de imagem: jornalglobal.bazzo

Especialistas explicam este fenómeno que até deu origem a um emoji considerado a ‘palavra’/’sentimento’ do anos.

Na semana passada a Oxford Dictionaries disse que a palavra do ano era afinal um emoji a rir e a chorar ao mesmo tempo. Muito utilizado hoje em dia e que quer dizer que estamos a ‘chorar de alegria’ ou a ‘chorar de tanto rir’.

Ao que parece, como destaca o Science of Us, há umas quantas razões para chorarmos e rirmos ao mesmo tempo. Os psicólogos chamam-lhe ‘expressões dimorfas’.

Onde se incluem o ‘chorar a rir’ ou ‘agressão fofa’ – quando achamos algo tão fofo que só nos apetece apertá-lo. Expressões que são um sinal para os outros de que está tão assoberbado, que precisa de conforto, explica a especialista que estudo o fenómeno, Oriana Aragon, da Universidade de Yale.

“Ainda que algo ótimo tenha acabado de acontecer, estamos a dizer às pessoas que precisamos de alguém que nos conforte. Chorar quando está feliz estimula comportamentos de consolo.”

Uma segunda razão para as pessoas terem estas expressões dimorfas é para gerirem as suas emoções. A pesquisa de Oriana Aragon mostra que quando acabamos a chorar de tanto rir estamos a tentar compensar as nossas emoções para as conseguirmos voltar a ‘pôr no lugar’.

Partilhar esta notícia
Referência