Porque a pele enruga na água?Notícias de Saúde

Domingo, 16 de Fevereiro de 2014 | 279 Visualizações

A pele das pessoas nas mãos e pés fica enrugada quando elas ficam na água por mais tempo. Investigadores alemães acabam de descobrir o processo envolvido nisso e publicaram seus achados na revista científica "Physical Review Letters". Assim, o enrugamento tem a ver com uma interação complexa de processos na camada exterior da pele.

Basicamente, a mudança de lisa para enrugada não é nada negativa; pelo contrário, a pele garante que o corpo esteja em condições ideais, tanto na água como em terra, explicou o autor do estudo, Roland Roth, da Universidade de Tuebingen. O principal responsável pelo processo é a proteína queratina que forma filamentos na camada mais externa da pele.

Quando a pele entra em contato com a água, a queratina absorve a umidade e se expande. Isso é o que torna a pele enrugada. São necessárias forças específicas para contrabalançar essa expansão e garantir que a pele não permaneça enrugada depois do banho. Elas impedem que filamentos individuais se toquem e embaracem, pois, assim, a pele não conseguiria mais se contrair.

"É importante não perder a água rápido demais quando estamos em ambiente seco", disse Roth. Isso é garantido quando a pele está lisa. "Mas também precisamos conseguir absorver água quando estamos em ambientes úmidos". Esse é o caso quando a pele se enruga.

Partilhar esta notícia
Autor
revista científica "Physical Review Letters" / Univadis
Referência
Autor do estudo, Roland Roth, da Universidade de Tuebingen

Notícias Relacionadas