Por que se ganha mais peso à medida que se envelhece?Notícias de Saúde

Quinta, 19 de Setembro de 2019 | 85 Visualizações

Investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram a razão pela qual ganhamos peso com a idade, mesmo comendo menos e praticando exercício.
 
Para o estudo, os cientistas analisaram as células de gordura de 54 homens e mulheres por um período de 13 anos.
 
Neste período foi observado que, independentemente da variação de peso, o metabolismo de lípidos (ritmo a que os lípidos/gordura são removidos ou armazenados) foi decrescendo. Aqueles que não tiveram cuidado com a alimentação e exercício ganharam, em média, mais 20% de peso que os seus pares.
 
A equipa analisou ainda o metabolismo de lípidos de 41 mulheres submetidas a cirurgia bariátrica durante 4 a 7 anos após a cirurgia. Concluiu-se que apenas aquelas com um metabolismo baixo antes da cirurgia conseguiram melhorá-lo e manter a perda de peso. 
 
Os investigadores acreditam que estas pessoas tinham mais margem para melhorar o metabolismo do que aquelas que já tinham um bom nível de metabolismo de lípidos antes da cirurgia.
 
Peter Arner, investigador do estudo, conclui que estes resultados “indicam, pela primeira vez, que os processos no nosso tecido adiposo regulam mudanças de peso durante o envelhecimento de forma independente de outros fatores”.
 
Os investigadores alertam ainda que o exercício físico é sempre uma boa forma de acelerar o metabolismo de lípidos.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Nature Medicine”

Notícias Relacionadas