Por que range os dentes e como resolver o problemaNotícias de Saúde

Terça, 27 de Outubro de 2015 | 139 Visualizações

Fonte de imagem: orofacial

O bruxismo noturno é um distúrbio que pode causar danos permanentes nos dentes, dores nos maxilares e nos ouvidos.

Por vezes acorda com dores de cabeça, no maxilar e na cara? Não, ninguém lhe bateu durante a noite, sofre de bruxismo noturno. Mas porque é que range os dentes durante a noite? Os especialistas explicam que isto se deve ao stress e à ansiedade.

Como reporta o El Confidencial, segundo um estudo realizado por especialistas do Hospital Ruber Dental de Madrid, mais de 70% da população adulta espanhola sofre de bruxismo.  

Além de desgastar os dentes e o deixar com dores de cabeça, de ouvidos, no maxilar e no rosto, ranger os dentes durante a noite ode provocar o aparecimento de cáries, gengivites, traumatismos nas gengivas e até pode fazer com que fique com o maxilar preso.

Mas além do stress, os especialistas sugerem que o bruxismo também pode ser um efeito secundário do maxilar desalinhado ou do consumo de alguns medicamentos.

Para combater este problema pode utilizar um protetor bocal durante a noite, que deve ser feito à medida por um dentista. Nunca deve usar um protetor se silicone como os que os pugilistas utilizam, uma vez que se o seu bruxismo se dever ao maxilar desalinhado pode estar a agravar ainda mais o problema.

Mas se quiser mesmo prevenir este problema, pode tentar diminuir o stressseguindo as seguintes recomendações: ingerir menos cafeínaevitar o álcoolnão mascar pastilha elásticaseguir uma dieta saudável e equilibradafazer exercícios de respiraçãofazer exercícios para relaxar a zona do maxilarmanter uma rotina pré-sono; e pensar positivo.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas