Por que os mosquitos o atacam a si e não aos outros?Notícias de Saúde

Sexta, 24 de Abril de 2015 | 68 Visualizações

Se é como nós e sempre se questionou porque é que os mosquitos mordem umas pessoas e não outras; se a explicação ‘és mais doce’ do que os outros ainda o aborrece, vamos dizer-lhe porque é que isto acontece.

Uma equipa de cientista de origem britânica e norte-americana agrupou um conjunto de 19 gémeos não idênticos e 18 gémeos idênticos para testar a atração dos mosquitos. Eles descobriram que os ‘idênticos’ atraíam a mesma quantidade de mosquitos, sugerindo que a justificar a escolha das picadas poderão estar fatores genéticos, reporta a BBC

Após a realização de testes diversos, os cientistas concluíram que a maior atração de mosquitos por uma pessoa está relacionada com os genes do odor corporal.

Comentando a investigação levada a cabo, o professor David Weetman, da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, referiu que o resultado é "intrigante".

"É a primeira vez que uma base genética é demonstrada [para explicar este facto]", disse. "Mas os mosquitos não são atraídos apenas pelo cheiro, fatores como o dióxido de carbono também desempenham um papel”, referiu, afiançando que serão necessárias mais investigações para comprovar estes dados.

"Estudos de maior envergadura deverão ajudar a avaliar o grau de relevância destas descobertas fora do laboratório, onde outros fatores podem ser importantes", concluiu.

Partilhar esta notícia
Referência
BBC