Por que nunca deve esfregar os olhos com as mãosNotícias de Saúde

Segunda, 23 de Novembro de 2015 | 353 Visualizações

Fonte de imagem: megacurioso

Desde que eramos crianças que ouvimos, provavelmente mais do que uma vez, que nunca se deve pôr as mãos nos olhos. Mas porquê?

Até pode evitar ao máximo tocar nos olhos com as mãos mas a verdade é que quando tem comichão e não há nenhum lenço de papel à vista, o mais provável é que vá cocá-los com as mãos sem se preocupar sequer se estão lavadas ou não.

Mas qual é pior coisa que pode acontecer afinal? O site She Finds foi tentar perceber e sublinha que os especialistas concordam que esfregar os olhos com as mãos é de facto uma das piores coisas que pode fazer pondo em risco a sua saúde. E mais, também não vai contribuir nada para a sua beleza.

A especialista em saúde feminina do Providence Saint John’s Health Center em Santa Monica Dra. Sherry Ross adverte que as mãos estão cheias de bactérias. “Quando esfrega os olhos, pode saber-lhe bem por um momento, mas está a transferir bactérias indesejadas e a exercer pressão numa área sensível e vulnerável.”

Esta ação além de aumentar o risco de inflamação nos olhos, como conjuntivite, pode mesmo, se os esfregar de forma mais agressiva, provocar danos na córnea.

A Dra. Kristine Arthur, médica no Providence Saint John’s Health Center, na Califórnia, sublinha ainda que esfregar os olhos com as mãos não desinfetadas aumenta ainda a probabilidade de contrair doenças infeciosas como gripes e resfriados.

As pessoas que usam lentes de contacto devem ter ainda mais cuidado para nunca esfregar os olhos com as mãos uma vez que estão em maior risco de desenvolver infeções mais graves que podem até levar a perda de visão, avisam os especialistas.

No campo da Beleza, este hábito também não lhe traz benefícios nenhuns, destaca o site She Finds. Isto porque, como destaca o dermatologista Dr. Tsippora Shainhouse, de Beverly Hills, esfregar a pele à volta dos olhos pode provocar uma irritação crónica e engrossar a pele desta zona, deixando-a hiperpigmentada e até com as rugas mais vincadas. 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas