Por que deve respeitar sempre a hora de almoçoNotícias de Saúde

Sábado, 28 de Novembro de 2015 | 89 Visualizações

Fonte de imagem: maxabdobistro

Passa a sua hora de almoço a resolver problemas, a estudar ou a adiantar trabalho? Saiba que não está a contribuir nada para a sua saúde nem para a sua produtividade.

De acordo com as regras laborais, todas as pessoas que trabalhem mais de seis horas por dia têm direito a uma hora de pausa de pelo menis uma hora – tempo que podem usar para fazer o que quiserem.

Geralmente chama-se ‘hora de almoço’ a esta pausa mas muitas vezes não é utilizada para almoçar e muito menos para parar. No entanto, como destaca o site M de Mulher, ao menosprezar a importância desta pausa pode estar a afetar a sua saúde e o seu bem-estar.

Um dos principais motivos para respeitar a hora de almoço é a necessidade de fazer um breve repouso mental ao longo do dia. Nesta hora é necessário esquecer os assuntos do trabalho, distrair-se e até socializar com outras pessoas.

Também é importante que use este tempo para comer com calma, devagar e de forma consciente. Comer à pressa na secretária e enquanto trabalha só vai fazer com que acabe por comer mais ou alimentos menos saudáveis e com que faça uma pior digestão, destaca William Ferraz, coach especialista em Neurociência e Inteligência Emocional do Instituto IDEAH de São Paulo.

Se lhe sobram uns minutos depois de almoçar não volte para a secretária, beba um café, vá apanhar ar ou caminhar um pouco. Esta pausa depois da refeição vai ajudá-lo a ser mais criativo e produtivo durante a tarde.

Respeitar esta pausa também pode ser muito útil para reduzir os níveis de stress e mesmo o risco de contrair doenças que resultam da baixa imunidade e problemas gastrointestinais muitas vezes provocada ou agravada pelo stress.

Partilhar esta notícia
Referência