Poderá a perda de peso ajudar a ganhar a luta contra o cancro?Notícias de Saúde

Segunda, 06 de Junho de 2016 | 33 Visualizações

Fonte de imagem: www.rd

Cientistas especialistas em cancro estão a desenvolver o maior estudo do mundo para perceber como é que a perda de peso pode impedir que o cancro volte a aparecer.

Já é sabido que o excesso de peso pode contribuir para o desenvolvimento de cerca de uma dezena de cancros, mas agora os cientistas estão a estudar como é que perder peso pode contribuir para que um cancro não volte a aparecer depois de tratado.

Os cientistas acreditam que ser demasiado gordo atrapalha o efeito do tratamento do cancro. Já o exercício parecer mostrar-se uma boa promessa para ajudar as pessoas a combater a doença.

Como reporta a publicação britânica Express, o novo estudo irá envolver 3200 mulheres com excesso de peso que se irão dividir em dois grupos, em que um que irá receber aconselhamento para perder 10% do seu peso corporal com um programa de exercício durante dois anos.

As mulheres do grupo da perda de peso irão consumir entre 1200 e 1500 calorias por dia e praticar 150 minutos de exercício por semana durante seis meses, aumentando para 250 minutos quando possível.

A Dra. Jennifer Ligibel, professora assistente de medicina na Harvard Medical School, nos Estados Unidos, está a lançar este estudo para perceber se a perda de peso pode diminuir a probabilidade de o cancro da mama voltar a aparecer.

De acordo com a investigadora, em 100 mulheres cerca de 23 poderão geralmente esperar ter uma recorrência do cancro, mas isto deverá diminuir para 19 no grupo que vai perder peso.

Está também a ser lançado outro estudo para perceber o papel do exercício no risco de a doença voltar em homens com cancro da próstata. 

Partilhar esta notícia
Referência
POR VÂNIA MARINHO

Notícias Relacionadas