Plantas no escritório aumentam a produtividadeNotícias de Saúde

Terça, 14 de Outubro de 2014 | 72 Visualizações

Trabalhar num escritório "verde" decorado com plantas e flores torna os funcionários mais felizes e pode mesmo aumentar a produtividade em até 15%. A conclusão é de um estudo britânico, que revela que este tipo de espaço é mais benéfico do que um local de trabalho cinzento.

O estudo, desenvolvido pelas universidades de Exeter e Cardiff, no Reino Unido, de Queensland, na Austrália, e de Groningen, na Holanda, foi dado a conhecer em Setembro na revista científica Journal of Experimental Pshycology e prova que enriquecer um escritório basico com plantas pode ter um impacto muito positivo nos resultados empresariais.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores, coordenados por Marlon Nieuwenhuis, da Universidade de Cardiff, avaliaram a influência de um escritório "neutro" e de um escritório "verde" na perceção dos funcionários da qualidade do ar, na sua concentração e na satisfação geral com o local de trabalho, monitorizando os níveis de produtividade em duas grandes empresas do Reino Unido e da Holanda durante vários meses.

"O nosso estudo sugere que investir na paisagem dos escritórios e decorá-los com plantas compensa e se traduz num aumento da qualidade de vida dos trabalhadores e da produtividade", destaca Nieuwenhuis, em comunicado, acrescentando que os benefícios se mantêm a longo prazo.

"[Estas conclusões] desafiam diretamente a filosofia aceite de que um escritório básico com secretárias simples e limpas equivale a um espaço mais produtivo", considera o psicólogo.

Esta crença é partilhada por Alex Haslam, da Universidade de Queensland, coautor do estudo, que salienta que a investigação "questiona a convicção de que menos é mais" e defende que "às vezes, menos é apenas menos". 

De acordo com Nieuwenhuis, esta descoberta pode ajudar a "identificar o caminho para uma forma de trabalhar em escritórios que seja mais agradável, mais confortável e mais lucrativa" sem que sejam exigidas alterações profundas e necessitando-se somente de mudanças ligeiras na decoração. 

Realce-se que estudos anteriores tinham já provado que as plantas contribuem para reduzir o stress, para aumentar a atenção e para melhorar o bem-estar individual, mas esta é a primeira vez que foi levada a cabo uma experiência em contexto real para comprovar estes efeitos.

Partilhar esta notícia
Referência
Journal of Experimental Pshycology

Notícias Relacionadas