Plano Saúde Sazonal – Inverno & Saúde / Etiqueta RespiratóriaNotícias de Saúde

Terça, 03 de Janeiro de 2017 | 104 Visualizações

Fonte de imagem: DGS

Lavar as mãos com frequência ou usar toalhetes em caso de gripe e tossir para um lenço de papel ou para o braço em vez de utilizar a mão são algumas das práticas recomendadas no video Etiqueta Respiratória, elaborado no âmbito do Plano Saúde Sazonal – Inverno & Saúde.

O objetivo é prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, tanto na população em geral, como nos grupos de risco em particular.

Plano de contingência para prevenir e minimizar efeitos do frio.

No âmbito da Saúde Sazonal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, Inverno & Saúde.

O plano é ativado anualmente, entre 1 de novembro e 31 de março, com o objetivo de prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco, em particular.  Incluem-se nos grupos de risco os idosos, as crianças e as pessoas com doenças crónicas.

O plano é operacionalizado, a nível regional, através de um conjunto de medidas de atuação coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública das administrações regionais de saúde (ARS) e asseguradas pelos hospitais e agrupamentos de centros de saúde.

A interligação efetiva entre os cuidados de saúde primários e as unidades hospitalares assume papel preponderante. Neste contexto, importa valorizar como uma das principais medidas de saúde pública a vacinação contra a gripe sazonal, em especial nos idosos e em doentes crónicos.

Com o plano, pretende-se também minimizar a ocorrência de outros acontecimentos com impacto na saúde, nomeadamente, as intoxicações por monóxido de carbono e os acidentes.
O documento emite orientações estratégicas que permitem:

  • Comunicar o risco e a gestão desse risco à população e aos parceiros do setor da saúde
  • Capacitar os cidadãos para a sua proteção individual
  • Promover a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada

Os serviços do Ministério da Saúde, nomeadamente a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e as ARS baseiam o planeamento, a execução e avaliação do plano num vasto conjunto de indicadores relacionados com incidência de doenças e dos seus determinantes, bem como no impacto destas nos serviços e no estado de saúde da população.

A Direção-Geral da Saúde promoverá com os seus parceiros campanhas destinadas a informar a população sobre os principais riscos associados a esta estação do ano, bem como à forma de os prevenir.

Em anexo: 

DGS- Plano de contingência para as temperaturas extremas

DGS- Plano Saúde Sazonal 

Video Etiqueta Respiratória 

DGS- Saúde sazonal inverno e saúde plano de contingência para temperaturas extremas adversas


Saúde Sazonal

Partilhar esta notícia
Autor
DGS
Referência
Banco Da Saúde

Notícias Relacionadas