Pior refeição dos EUA é um prato de peixe fritoNotícias de Saúde

Quarta, 08 de Maio de 2013 | 22 Visualizações

Chama-se ‘Big Catch’, é um prato de peixe frito servido na cadeia Long John Silver's e foi eleito como a pior refeição dos EUA. Este prato tem 33 gramas de gordura nociva, quando o máximo recomendável por dia não deve superar os dois gramas. O Long John Silver's “transforma peixe saudável” num “ataque cardíaco num anzol”.

E a pior refeição dos EUA é… o ‘Big Catch’ [A Grande Pescaria], servido na Long John Silver's, uma cadeia de restaurantes norte-americana. A distinção foi atribuída por uma associação de defesa do consumidor, que analisou os níveis de gordura – e não só – de diversas refeições.

A análise àquele prato de peixe frito permitiu perceber os perigos para a saúde. Bastam dois números: a quantidade de gordura e de sódio. O ‘Big Catch’ tem 33 gramas de gordura, enquanto o máximo recomendado pelas entidades de saúde não ultrapassa os dois gramas. Já no que diz respeito ao sódio, o prato apresenta 3,7 gramas, muito acima dos 1,5 máximos aceitáveis, de acordo com a Organização para a Ciência no Interesse Público.

Acresce que a gordura daquele prato passa por um processo de hidrogenação, que tem como finalidade prolongar o prazo de conservação. É uma gordura muito nociva, potencialmente causadora de problemas cardíacos.

“A ‘pescaria’ da Long John Silver's merece ser enterrada a 20 mil léguas de profundidade”, afirmou Michael Jacobson, um dos coordenadores do estudo, numa alusão a um histórico romance de Júlio Verne.

Mas este estudo não deve criar a ideia de que o peixe é um alimento pouco saudável. Pelo contrário. O problema em questão é o tratamento dado por aquela cadeia de restaurante na confeção do peixe. A Long John Silver's “transforma peixe saudável” num “ataque cardíaco num anzol”, assinala Jacobson.

Os EUA são um país onde a cultura ‘fast-food’ está profundamente enraizada, sendo que as autoridades de saúde se debatem com o excesso de peso da população e a obesidade infantil. Este estudo que elegeu a pior refeição dos EUA não é um ponto de chegada. Aquela organização pondera avançar com uma queixa contra o Long John Silver's, caso aquele prato continue a ser servido. A cadeia não reagiu ao estudo, muito menos às ameaças.

Banco Da Saúde

Partilhar esta notícia
Referência
Associação de defesa do consumidor dos USA

Notícias Relacionadas