Pior do que dormir pouco? Acordar muitas vezes durante a noiteNotícias de Saúde

Terça, 03 de Novembro de 2015 | 8109 Visualizações

Fonte de imagem: siliconinvestor

Estudo sugere que acordar várias vezes durante a noite pode ser pior para o humor do que dormir poucas horas.   

Um estudo do Hospital Universitário Johns Hopkins Medicine descobriu que acordar várias vezes durante a noite pode fazer com que fique com pior humor do que dormir pouco tempo.

O estudo, publicado na revista Sleep, utilizou três condições experimentais para três noites consecutivas num cenário clínico de internação: acordar forçosamente várias vezes, ir para a cama tarde, sono ininterrupto. Os 62 participantes eram homens e mulheres saudáveis e sem problemas de sono.

Como avança a Fox News, os investigadores descobriram que, depois da segunda noite, o grupo que foi forçado a acordar durante a noite tinha o bom humor reduzido em 31%, enquanto o grupo que se deitou tarde mostrou o declínio de 12%, comparativamente aos níveis medidos antes de irem para a cama.

"Quando o sono é interrompido durante a noite, não tem a oportunidade de progredir pelos estágios de sono para obter a quantidade de ondas lentas de sono, que são a chave para a sensação de recuperação", explica o líder do estudo Patrick Finan, professor assistente de psiquiatria e ciências comportamentais na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

Descobriram ainda que o sono interrompido também afetava os níveis de energia e os sentimentos de empatia e amabilidade.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas