Pílula esquecida. Tomar duas no dia a seguir pode não bastarmNotícias de Saúde

Domingo, 11 de Junho de 2017 | 34 Visualizações

Fonte de imagem: Nursing

Vai tomar a pílula e repara que se esqueceu de tomar a de ontem. O que faz?

Sabia que cerca de 22% das mulheres portuguesas se esquece de tomar a pílula todos os ciclos ou mais de uma vez por mês?

A regra base quando repara que se esqueceu de tomar a pílula é tomá-la o mais depressa possível, o que muitas vezes significa tomar duas juntas (a esquecida e do dia corrente), mas será que isto chega?

Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, disse à Cosmopolitan brasileira que isso vai depender do tipo de pílula contracetiva que toma e principalmente da dosagem hormonal que contém. Para umas, tomar duas de uma vez pode bastar, mas nos casos das de dose hormonal muito baixa, 12 horas de atraso já podem provocar um estímulo para a ovulação.

Portanto, quando se esquece de tomar uma pílula, o mais correto é tomar assim que der conta e tomar na mesma a do dia corrente se só se lembrar no dia seguinte. Mas, além disso, deve usar preservativo nas relações sexuais até terminar a pílula desse mês.

Isto porque sempre que se esquece de tomar a pílula a probabilidade de ocorrer uma gravidez aumenta, independentemente do tipo de pílula. Outra consequência destes esquecimentos são as perdas de sangue escuro (castanho), que podem durar até ao final da pílula.

A especialista aconselha a tomar a pílula sempre à mesma hora.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho