Pílula contraceptiva masculina pode estar mais pertoNotícias de Saúde

Segunda, 14 de Março de 2016 | 17 Visualizações

Fonte de imagem: womanjournalism

Há algum tempo que se fala na possibilidade de os homens poderem tomar uma pílula contraceptiva. Agora cientistas dizem que esta possibilidade está cada vez mais perto.

Investigadores da Universidade do Minnesota, nos EUA, anunciaram no encontro anual da ‘American Chemical Society’ que se fez um progresso significativo e que estão a trabalhar num produto sem efeitos colaterais.

A pílula contraceptiva feminina já está disponível há 50 anos e há muito que os cientistas procuram formas de conseguir interromper a fertilidade masculina sem grandes riscos.

Gunda Gerog, que lidera a esquipa de investigadores, disse à Times que este fármaco “terá de ser solúvel para poder ser tomado por via oral. Terá de começar a trabalhar rapidamente e não irá diminuir a libido. Será ainda seguro mesmo quando tomado durante décadas.”

"E porque alguns utilizadores acabariam por querer ter filhos, o seu impacto na fertilidade seria reversível, sem efeitos persistentes nocivos sobre o esperma ou os embriões”.

No ano passado, um estudo identificou uma enzima usada pelo esperma para chegar ao ovo, o que contribuiu para o trabalho dos investigadores no sentido de chegar a uma pílula contracetiva masculina.

Partilhar esta notícia
Referência