Pfizer confirma interesse em comprar AstraZenecaNotícias de Saúde

Quinta, 01 de Maio de 2014 | 28 Visualizações

(Arquivo Reuters)

Proposta de aquisição da Pfizer surge numa altura em que a actividade de fusões e aquisições na Europa regressou em força

A farmacêutica norte-americana Pfizer confirmou, na segunda-feira, estar interessada em adquirir a rival britânica AstraZeneca, negócio que, a concretizar-se, seria o maior de sempre do sector farmacêutico.

Numa declaração oficial, a Pfizer admite que deu conta do seu interesse pela AstraZeneca em Janeiro, mas a farmacêutica recusou avançar com negociações. Seguiram-se, então, várias reuniões, sem resultados concretos. A 26 de Abril, a Pfizer voltou a abordar a empresa que, uma vez mais, declinou a proposta.

A proposta de aquisição surge numa altura em que a actividade de fusões e aquisições na Europa regressou em força este ano, com crescimentos de 60% em comparação com 2013. Este mercado já terá movimentado 217 mil milhões de euros e, no sector farmacêutico, a operação mais recente juntou a Novartis ao negócio de medicamentos oncológicos da GlaxoSmithKline, numa operação avaliada em 16 mil milhões de dólares, cerca de 11.600 milhões de euros.

A transacção faz parte de um acordo mais vasto entre as duas empresas (das maiores do mundo) e inclui a compra, pela Glaxo, do negócio de vacinas da Novartis.

Partilhar esta notícia
Autor
Público
Referência
Pfizer

Notícias Relacionadas