Pesar-se diariamente pode ajudar a manter a linhaNotícias de Saúde

Segunda, 22 de Junho de 2015 | 80 Visualizações

Subir à balança todos os dias e acompanhar os resultados do esforço para perder peso pode ajudar a emagrecer e a manter o novo peso. É o que sugere uma investigação recente publicada na revista científica Journal of Obesity.

O estudo, realizado por investigadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, acompanhou 162 pacientes durante dois anos.

No primeiro ano, os participantes deveriam perder 10% do peso inicial, recorrendo a qualquer estratégia ou dieta que escolhessem. Os voluntários deveriam ainda pesar-se todos os dias de manhã e apontar o peso numa tabela. No ano seguinte, deveriam manter o peso perdido, como descreve o site Veja.

No final do estudo, as pessoas que perderam peso no primeiro ano do programa conseguiram mantê-lo durante o segundo ano.

Os investigadores notaram ainda uma diferença significativa entre homens e mulheres. De acordo com o estudo, ambos conseguiram perder peso, mas o desempenho das mulheres foi inferior ao dos homens. Concluindo assim que esta estratégia pode funcionar melhor para os homens do que para as mulheres.

O estudo destaca que subir à balança diariamente e manter-se a par dos resultados do seu esforço pode funcionar como uma estratégia de reforço para manter o peso perdido, influenciando atitudes como comer menos ou de forma mais saudável ou praticar exercício físico.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas