Perder peso melhora sono e humorNotícias de Saúde

Sábado, 05 de Julho de 2014 | 58 Visualizações

De acordo com um novo estudo, as pessoas obesas que perdem pelo menos 5% do seu peso conseguem mais 20 minutos de sono diário, além de melhorarem o seu humor. Os resultados da investigação foram divulgados num congresso da Sociedade Internacional de Endocrinologia, que decorreu este mês em Chicago (EUA).

O estudo confirmou ainda que os participantes que conseguiram manter a perda de peso durante mais de seis meses registaram também uma melhoria na sua (boa) disposição. 

A investigação decorreu ao longo de dois anos e envolveu 390 participantes (311 mulheres e 79 homens) que aderiram a um programa de redução de peso da Universidade da Pensilvânia, intitulado POWER-UP. 

Ao longo do estudo, os investigadores mediram alterações ao nível do peso, da duração e da qualidade do sono e do humor em duas ocasiões: após seis e após 24 meses de tratamento.

Depois, compararam os dados entre participantes que tinham perdido 5 por cento de peso com os dados daqueles que tinham perdido menos. 

O cruzamento de dados revelou que aqueles que tinham perdido pelo menos 5% do peso conseguiam mais 21.6 minutos de sono por noite, sendo que os que tinham perdido menos peso apenas tinham conquistado mais 1.2 minutos de sono diários. 

Os que perderam mais peso revelaram também uma redução dos sentimentos depressivos ou de irritação, sendo que este parâmetro apenas registou melhorias após 24 meses de manutenção da perda de peso.

“Este estudo confirma o que outras investigações já tinham indicado: que a perda de peso está associada a uma melhoria na qualidade e na duração do sono”, diz em comunicado de imprensa a investigadora principal, Nasreen Alfaris, professora na Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia.

Clique Aqui para aceder ao comunicado de imprensa da Sociedade Internacional de Endocrinologia (em inglês).

Partilhar esta notícia
Referência
comunicado de imprensa da Sociedade Internacional de Endocrinologia

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados