Perda de peso reduz psoríaseNotícias de Saúde

Quarta, 28 de Dezembro de 2016 | 166 Visualizações

Fonte de imagem: Medscape

A perda de peso tem um impacto significativo e prolongado nos sintomas da psoríase e na qualidade de vida, sugere um estudo publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”.

O estudo levado a cabo pelos investigadores do Hospital de Herlev e Gentofte em colaboração com os investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, confirmou que de facto existe uma relação entre o excesso de peso e a psoríase e que este agrava a doença.

Por outro lado, também se sabe que tanto a obesidade como a psoríase estão associadas a um aumento da incidência de doenças coronárias, pressão arterial elevada, níveis levados de colesterol e diabetes. 

Lone Skov, um dos autores do estudo, referiu que a perda de peso e a sua manutenção pelos pacientes obesos com psoríase pode ter efeitos positivos na sua saúde, bem como na qualidade de vida.

Para o estudo, os investigadores contaram com a participação de sessenta indivíduos obesos com psoríase. Todos os pacientes perderam uma média de 15 kg ao longo de um período de 16 semanas tendo-se verificado uma melhoria na qualidade de vida e redução da severidade da psoríase. 

Um ano após o período de acompanhamento, os investigadores verificaram que os pacientes tinham apenas aumentado cinco quilos. Adicionalmente verificou-se que as melhorias ocorridas nos sintomas da psoríase e na qualidade de vida também foram mantidas. 

Arne Astrup, um dos autores do estudo, conclui que estes resultados têm bastante relevância para o tratamento da psoríase. Na sua opinião estes achados chamam a atenção para a importância da perda de peso no âmbito do tratamento da psoríase. Uma das consequências da perda de peso pode estar relacionada com uma redução das complicações associadas à obesidade, que por sua vez têm um efeito significativo no bem-estar dos pacientes. 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados