Perda de peso na menopausa associada a menor risco de cancro da mamaNotícias de Saúde

Quarta, 10 de Outubro de 2018 | 24 Visualizações

Fonte de imagem: HealthyWomen

Um estudo detetou que mulheres na pós-menopausa que tinham perdido peso apresentavam um risco menor de desenvolverem cancro da mama invasivo do que as que tinham mantido ou aumentado o peso.
 
Embora a obesidade tenha já sido relacionada, de forma significativa, com o risco de cancro da mama, não se sabia ao certo se a perda de peso poderia reduzir o risco daquele tipo de cancro em mulheres na pós-menopausa.
 
Para procurar determinar ao certo se a perda de peso seria eficaz no risco da doença, Rowan Chlebowski e colegas do Centro Clínico Nacional de City of Hope, Califórnia, EUA, analisaram dados recolhidos de 61.335 mulheres sem historial de cancro da mama e com resultados normais nas mamografias. 
 
Os investigadores mediram a altura, peso, índice de massa corporal (IMC) no início do estudo e novamente três anos depois.  
 
Durante um período de acompanhamento médio de 11,4 anos foram registados 3.061 casos de cancro da mama invasivo nas participantes.
 
Foi apurado que as mulheres que tinham perdido 5% do seu peso apresentavam um risco de cancro da mama 12% inferior em relação às que tinham mantido o seu peso, sem interação com o IMC. O aumento de 5% do peso não foi associado com um risco geral de cancro da mama, mas, contudo, com um aumento de 54% na incidência de cancro da mama triplo negativo.
 
“O nosso estudo indica que a redução moderada a curto prazo do peso foi associada a uma redução estatisticamente significativa no risco de cancro da mama em mulheres na pós-menopausa”, concluiu Rowan Chlebowski. 

 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados